segunda-feira, 5 de março de 2012

MICROECONOMIA: SIMILITUDES




Na crítica de Delfim Netto, autor faz uma extensão de sua visão de realidade para as ciências humanas, comparando o pensamento do sistema filosófico de Roosevelt com de Lula, que serve de exemplo geral emergente no ano de seu governo em vários campos da cultura política, catalisadas nos anos 30 e a partir de 2002.

Baseado nas ações ao New Deal, o autor compara o PAC e o Fome Zero do governo Lula às estratégias de reprimir o desemprego no governo de F. D. Roosevelt, desenvolvida a partir da quebra da Bolsa de New York no final do ano de 1929, época em que houve uma mudança drástica na maneira como as pessoas descreviam a política como mera ditadura.

Netto regressou à história épica de 1933, relembrando a queda do PIB em quase 50% e, segundo ele, o governo deveria se isentar de qualquer manifestação, principalmente porque a sociedade acreditava que esse fenômeno na economia era uma reação natural e temporária. Segundo Netto, o quadro poderia ser revertido naturalmente, porque os EUA ainda tinha muita riqueza que poderia assegurar a recuperação da crise.

Segundo Netto, a sociedade norte-americana havia se surpreendido com o discurso do presidente Franklin Roosevelt, quando este responsabilizou o governo pelo desemprego do país, e por causa disso foi criado um conjunto de programas e ações chamado "New Deal", que conseguiu tirar os EUA da depressão econômica iniciada em 1929.

Netto afirma que os programas escandalizaram muitos cidadãos e políticos, por Roosevelt jamais ter testado-os antes, sem saber se daria certo, mas com intuito de amparar o trabalhador desempregado e combater a miséria.

Quanto ao Brasil, Netto provocou a curiosidade de rever a situação criada pelo PSDB em seu governo neo-liberalista, ou seja, "que se dane o povo!". Nesta crítica, o autor quer tirar a criação de imagens que denegriram o governo Lula. A incompetência do FHC e seus ministros, incluindo o Serra, estagnou a economia brasileira, o emprego e o consumo. Atenção porque eles tiveram 8 anos no poder! Agora, como não tem o que dizer da exemplar administração Lula, tentam, da forma mais asquerosa, ganhar no grito as eleições.

Netto afirma que não há dúvidas que o "New Deal" foi decisivo para a reconstrução da confiança dos norte-americanos, como o PAC foi para os brasileiros. Daí relembramos e concordamos o que a economista Maria da Conceição dizia do Lula: "o maior intelectual orgânico deste país”.

Segundo Delfim Netto, há uma visibilidade nos resultados, onde podemos encontrar uma estatística bem considerável de aproximadamente 15 milhões de empregos a mais, depois de oito anos de governo. E voltando ao caso dos EUA, se o presidente Franklin Roosevelt não tivesse falecido antes de exercer seu quarto mandato, com certeza os EUA ultrapassaria as expectativas e teria feito a PIB caminhas na escala crescente, superando as metas já atingidas. Netto defendeu a necessidade de rápidas mudanças nas atitudes para que se possa contornar os grandes problemas e nos trazer uma solução satisfatória para o país.

Essa carta do economista Delfim Netto em defesa aos programas de Franklin Roosevel e Luis Inácio Lula da Silva trata de assuntos importantes para os envolvidos com a Economia, a Matemática Financeira, a Contabilidade das empresas e Administradores em geral, tanto no mundo acadêmico quanto nas áreas de pesquisas científicas, ajudando a compreender melhor nossa história no mundo econômico-cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário